Publicidade
Cacoal terá manifestação popular - Entrevista exclusiva com organizadores
Quarta, 19 de Junho de 2013 - Atualizado as 14h31min

Diante as manifestações que tomaram conta do país principalmente nas capitais, outros pontos de movimentação também se formaram em vários locais.

Em Cacoal um grupo também orquestra uma manifestação que irá acontecer no sábado (22) a partir das 08h00 na praça municipal que fica em frente a prefeitura.

Toda a ação está sendo organizada observada e realizada de forma transparente através das redes sociais.

Desta forma, o Rondônia in Foco entrou em contato com alguns dos organizadores para saber mais sobre esta manifestação. Dois representantes nos cederam a entrevista exclusiva e falaram sobre o manifesto, a dimensão dos atos, sobre os propósitos e como estão organizando o evento. Vejam como foi a entrevista com Janine Bronstrup e Rubens Miqueletti, representantes do movimento “VemPraRuaCacoal”.

 

Rondônia in Foco:Como surgiu a idéia do movimento aqui em Cacoal? Tem relação direta com o movimento de manifestações que estão acontecendo em todo país?

#VemPraRuaCacoal: O movimento que aconteceu em SP pelo passe livre foi o estopim para todos os outros movimentos que estão acontecendo agora pelo Brasil, tanto em apoio a eles quanto pela indignação que cada um sempre guardou sobre o que vive a anos no Brasil. Inclusive aqui em Cacoal.

 

Rondônia in Foco:Existe uma comparação entre este movimento com o movimento dos "caras pintadas" de 92. Hoje, muitos que estão a frente deste movimento, o #vempraruabrasil, nem eram nascidos. O que vocês acham desta comparação com uma ação popular que mudou a história do país?

#VemPraRuaCacoal: A comparação com os caras pintadas é válida no sentido democrático, do povo se unir para ser ouvido. A diferença é que não estamos lutando por um Impeachment de presidente e sim Impeachment da corrupção e da falta de escrúpulos que comandam o Brasil, também é válido lembrar que os caras pintadas era um movimento político, partidário, e o #vemprarua é um movimento do povo e para o povo não carregamos bandeiras de partido e sim da nossa nação.

 

 

Rondônia in Foco:Analisando o andamento dos protestos em todo o país, existem três vertentes que se fazem presentes durante o movimento: uma seria a dos manifestantes com suas causas, outra seria uma pequena parcela dos radicais que estão agindo com violência ao patrimônio público e particular, e ainda uma terceira que seriam os partidários que, possivelmente, utilizarão a manifestação para o cunho político. Como a organização desta manifestação em Cacoal pretende agir diante destes fatores? Existem formas de conter estas distorções dos propósitos da manifestação?

#VemPraRuaCacoal: A manifestação em Cacoal é pacífica, repudiamos qualquer tipo de violência ou depredação de patrimônio, já foi avisado a PM, secretaria de trânsito e bombeiros, e pedimos a presença dos mesmos para garantir nosso direito de manifestação.

 

Rondônia in Foco:Qual a expectativa de público? O movimento é realizado apenas através das redes sociais?

#VemPraRuaCacoal: Quanto a expectativa de público varia de 100 á 1000 pessoas, muitas confirmam presença mas na hora nem todos vão. Sim o movimento está sendo realizado através das redes sociais e ganha força na divulgação através do "boca-a-boca".

 

Rondônia in Foco:Qual a programação do manifesto? Como as pessoas podem participar e quais as regras a serem passadas para a população a fim de que o movimento esteja de acordo com o planejado?

#VemPraRuaCacoal: Ás 08h00 da manhã vamos nos concentrar na Praça Municipal e sair de lá as 8h30 em direção a avenida 7 de Setembro depois vamos dar a volta na avenida Porto Velho e na Dois de Junho até a praça da Matriz que é o ponto final. Pedimos aos manifestantes que colaborem com a organização, tenham paciência, não induzam ao vandalismo e nem saiam xingando as pessoas por onde passarmos que não estão fazendo parte da manifestação. Levem protetor solar, água e não joguem lixo nas ruas, guarde nas bolsas até que encontrem um lixeiro para descartar o lixo. Estamos protestando por um país melhor, e jogar lixo nas ruas não é uma maneira de conseguir isso.

 

 

Até o fechamento desta matéria o evento criado na rede social tinha cerca de 1.700 pessoas confirmadas. Até o dia da manifestação ainda acontecerão reuniões para novas definições. 

  • Autor: Marcelo Nery
  • Fonte: Rondônia in Foco
Publicidade
loading... Carregando conteúdo...

Digite aqui seus comentários.

Reload the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code
 
Publicidade