Senador licenciado Ivo Cassol cumpre pena alternativa em Rondônia
Quinta, 11 de Outubro de 2018 - Atualizado as 19h35min

O senador licenciado de Rondônia Ivo Narciso Cassol (PP) começou a cumprir pena alternativa de prestação de serviço no quartel do Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura (RO), município localizado na Zona da Mata, na última quarta-feira (10). O político condenado desde agosto de 2013 pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), tinha conseguido adiar o cumprimento da pena, por meio de recursos.

Cassol foi condenado por crimes contra a Lei de Licitações quando foi prefeito de Rolim de Moura, entre 1998 e 2002. A acusação é de que ele fracionou licitações para beneficiar empresas de parentes e amigos. Além da prestação de serviço, o senador licenciado terá que pagar multa de R$ 201.817,05, que será revertida aos cofres municipais.

No primeiro dia de trabalho, Cassol cumpriu uma carga horária de 10h. No segundo dia, também disse que cumpriria o horário fechado. No Corpo de Bombeiros, ele está responsável por carimbar folhas de processos de vistorias, e ele afirma que a nova função não é motivo de vergonha.

“Decisão judicial não se discute, se cumpre, mesmo que não concorde, como é o meu caso. Não concordo e onde puder recorrer eu vou recorrer. Eu não tenho porque me envergonhar, eu não fui condenado por roubo, superfaturamento, desvio de dinheiro, nem por pagamento de obras não executadas. É uma questão técnica”, disse Cassol.

Cassol foi condenado a quatro anos de prisão, que foram revertidas em medidas alternativas de prestação de serviço, com o cumprimento de oito horas de trabalho semanais. No entanto, ele diz que utilizará benefícios da lei, antecipando as horas trabalhadas.

“A legislação me permite fazer o dobro das horas, e se tivesse uma legislação que permitisse fazer em menor tempo, eu também faria. Dessa forma fica mais fácil para mim e para o comandante, pois para eu vir uma hora por dia e ir embora, eu nem começo e nem termino nada. Eu estando presente o dia inteiro, com certeza serei mais útil para a corporação. Eu vou cumprir na íntegra a decisão judicial. Não vou dar motivo nenhum para ninguém reclamar”, garantiu Cassol.

 
Ivo Cassol cumpre pena no Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura — Foto: Magda Oliveira/G1Ivo Cassol cumpre pena no Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura — Foto: Magda Oliveira/G1

Ivo Cassol cumpre pena no Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura — Foto: Magda Oliveira/G1

A prestação gratuita de serviços à comunidade foi determinada pelo STF, e no dia 25 de setembro deste ano, a juíza de direito da comarca de Rolim de Moura encaminhou o reeducando a realizar trabalhos administrativos no quartel do Corpo de Bombeiros da cidade.

Segundo o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Gilvander Gregório de Lima, de acordo com as recomendações da Justiça, Cassol deverá desenvolver trabalhos administrativos na corporação, enquanto cumprir a pena no Corpo de Bombeiros.

 

“O trabalho é de oito horas semanais no expediente administrativo. Sobre essa prestação de serviço, fazemos relatórios mensais e enviamos para o Tribunal de Justiça e a cada dois meses o próprio TJ encaminha relatórios para o STF”, explicou o subcomandante.

  • Fonte: G1/RO
Publicidade
loading... Carregando conteúdo...

Digite aqui seus comentários.

Reload the CAPTCHA codeSpeak the CAPTCHA code
 
Publicidade