Home Agronegócio Com estoques elevados, preço do arroz brasileiro recua

Com estoques elevados, preço do arroz brasileiro recua

por Povo em Alerta

Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca encerrou cotada a R$ 72,16 no dia 21 de outubro, recuo de 0,82% em relação a semana passada, 3,99% mais baixo frente ao mesmo período do mês anterior e 31,70% inferior quando comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, o mercado doméstico reflete o cenário interno de estoques elevados nas mãos de produtores e, principalmente, das indústrias beneficiadoras. “O varejo indica para as beneficiadoras que a demanda está enfraquecida e não há espaço para elevações de preços”, pondera.

“O caminho natural que temos para o restante da temporada é a exportação”, comenta o analista. Com a alta do dólar frente ao real, a paridade de exportação sobe e dá suporte para que os portos sigam demandando o produto nacional, que é barato frente ao cereal no mercado externo.

A Argentina deverá cultivar uma área de arroz de 200 mil hectares na safra 2021/22, mesmo patamar registrado na temporada anterior (2020/21). Os números fazem parte de relatório mensal do Ministério da Agroindústria da Argentina. No mês anterior, a estimativa era a mesma. O Ministério estimou a produção de arroz da Argentina na safra 2020/21 em 1,4 milhão de toneladas. Para 2021/22, ainda não há estimativa.

Portal do Agronegócio

Related Articles

Deixe um comentário