Home Destaques Comissão de Meio Ambiente da Assembleia discute Zoneamento e Resex Jacy-Paraná

Comissão de Meio Ambiente da Assembleia discute Zoneamento e Resex Jacy-Paraná

por Redação


Deputados sugerem que Governo encaminhe à Assembleia os dois estudos para a apreciação dos parlamentares
Comissão de Meio Ambiente da Assembleia discute Zoneamento e Resex Jacy-Paraná
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) se reuniu na tarde desta quarta-feira (04), no plenarinho 01 da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado estadual Jean Oliveira (MDB). Estavam presentes os deputados Cirone Deiró (Podemos) e Chiquinho da Emater (PSB).

Sem matérias para deliberar, os membros da CMADS discutiram a necessidade de o Governo encaminhar para o Legislativo o projeto atualizando o Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, adequando as áreas já antropizadas e redefinindo o espaço produtivo nas regiões e sub-regiões definidas pelo estudo.

“De fato, esse é um tema que interessa a toda Rondônia, por assegurar espaços produtivos e ao mesmo tempo garantir as áreas destinadas à preservação e conservação. É importante que essa matéria chegue à esta Casa, para que os deputados possam se manifestar e fazer os ajustes necessários e votar”, disse Jean.

Cirone Deiró acrescentou que, além do Zoneamento, também o estudo de desafetação da área da Resex Jacy-Paraná, seja enviado para o Parlamento apreciar. “Para que possamos fazer a análise desse estudo, tão importante. Mas, não podemos deixar de pontuar a necessidade de envio da atualização do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico. Que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) encaminhe para esta Casa essas duas matérias, para que os deputados possam fazer os apontamentos necessários”, disse Cirone.

Chiquinho da Emater sugeriu que seja encaminhado um ofício à Casa Civil, solicitando o envio dos projetos da Resex Jacy-Paraná e também dos estudos do Zoneamento. O pedido foi aprovado pela Comissão.

“São duas questões importantes e que precisam ter prioridade na discussão, pois atingem diretamente os interesses econômicos e ambientais de Rondônia”, ponderou.

Fórum

Na reunião, foi lido um ofício da Sedam para indicar titular e suplente para o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas. Jean Oliveira foi indicado como titular e Lazinho da Fetagro (PT) como suplente, representando a Assembleia Legislativa.

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Fotos: Marcos Figueira-ALE/RO

Related Articles

Deixe um comentário