Home Política Deputado Cabo Jhony Paixão quer agilidade em cirurgia de reversão da ostomia em RO

Deputado Cabo Jhony Paixão quer agilidade em cirurgia de reversão da ostomia em RO

por Redação

O deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos) elaborou um Projeto de Lei que busca agilizar a realização de cirurgia de reversão da ostomia a partir da indicação profissional. O procedimento médico é necessário em casos de perfurações acidentais no abdômen ou de alguns tipos de câncer, como tumores colorretais ou de bexiga. Na prática, o paciente utiliza uma bolsa coletora ligada diretamente ao intestino grosso ou delgado, para recolher fezes ou urina, de forma permanente ou temporária.

O PL, já foi protocolado na Secretaria da Casa de Leis do Estado. O deputado Jhony quer que as Unidades de Saúde Pública sejam obrigadas a fixa um prazo de um ano para a realização da cirurgia. “A pessoa que convive com ostomia, às vezes, sofre preconceito ou constrangimento por falta até de conhecimento por parte de muitas pessoas. Com a possibilidade de reverter a situação poderá ter melhor qualidade de vida”, destacou o parlamentar.

Há três tipos de estoma. A Colostomia (abertura no intestino grosso para saída de fezes ou urina e fezes); Ilestomia (abertura no intestino delgado – fino – para saída de fezes e a Urostomia: um pedaço do intestino delgado é ligado ao ureter para saída de urina. Com o projeto aprovado, o processo para a cirurgia de reversão terá mais agilidade ao ostomizado que poderá fazer a cirurgia somente se estiver gozando de boa saúde e completamente recuperado da cirurgia inicial. A Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

Dia Nacional do Ostomizado
Para atender o anseio de muitos brasileiros vivendo com ostomia foi assinado pelo Ministério da Saúde em 2009, o dia Nacional dos Ostomizados, datada para 16 de novembro. O objetivo da data é mobilizar a população brasileira para conhecer, respeitar e combater o preconceito contra a comunidade de ostomizados.

 

 

 

Texto: Assessoria

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Related Articles

Deixe um comentário