Home Geral Em 03 de dezembro se comemora o Dia Mundial de Luta contra os agrotóxicos

Em 03 de dezembro se comemora o Dia Mundial de Luta contra os agrotóxicos

por Redação

Baskut Tuncak – representante da ONU que visitou o Brasil em 2019

Neste dia 3 de dezembro comemoramos o Dia Mundial de Luta Contra os Agrotóxicos. A data remete à tragédia de Bhopal (1984), quando uma fábrica de agrotóxicos da Union Carbide (hoje Dow Chemical) liberou um gás tóxico e matou 8000 pessoas em apenas 3 dias, e deixa consequências trágicas na população até hoje.

Este dia marcou o início da visita do relator da ONU para substâncias tóxicas, Baskut Tuncak, ao Brasil em 2019. Em 10 dias, ele percorreu o país verificando situações de contaminações e dialogando com as populações atingidas. Além do tema dos agrotóxicos, cuja agenda contou com a colaboração da Campanha, o relator deu ênfase à questão da mineração e do derramamento de óleo na costa brasileira.

Ainda no dia 3, a Via Campesina Internacional anunciou seu compromisso com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos no nível internacional. De acordo com declaração, “com esta campanha a Via Campesina intensifica sua luta contra as transnacionais, levando adiante um modelo diferente de desenvolvimento agrícola no sentido de uma agricultura baseada na agroecologia camponesa, ao invés dos agrotóxicos e transgênicos, colocando o campesinato como sujeito histórico central que alimenta a população, ao contrário do agronegócio que coloca o lucro acima da vida.”

No próximo dia 10 de dezembro, celebramos o Dia Mundial dos Direitos Humanos. Um dia para refletirmos sobre o direito de cada cidadão e cidadã a um meio ambiente preservado e uma alimentação saudável!

Related Articles

Deixe um comentário