Home Agronegócios Emater lança plataforma digital para capacitação técnica em Rondônia

Emater lança plataforma digital para capacitação técnica em Rondônia

por Redação

RONDÔNIA – Foi lançada na manhã desta segunda-feira (15), pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o Programa de Capacitação em Serviços de Ater (Capes).

A plataforma já está disponível no site da Emater-RO

Cerca de 400 extensionistas dos 52 municípios rondonienses estiveram conectados para participar do lançamento, que foi realizado por meio de webconferência. Implantando em primeiro momento para capacitação de seus técnicos, a Emater-RO pretende, em breve, abrir a plataforma para capacitação direta aos agricultores familiares.

A modernização e o uso de tecnologias por produtores rurais é uma temática que vem sendo defendidas pelas empresas de assistência técnicas e extensão rural (Ater) de todos o país e conta com o apoio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Emateres de outros estados estão avançando nessa implantação e nós, de Rondônia, também já estamos dando nossos primeiros passos para a modernização e implantação do que estamos chamando de Emater 4,5”, diz o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Para o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, que também participou da web conferência de lançamento do Capes, “o mundo está se modernizando, a pesquisa hoje é tecnificada e o Brasil tem a melhor tecnologia da agricultura, então precisamos fazer com que a agricultura de precisão também chegue à agricultura familiar”. Padovani falou ser essa uma determinação do governador Marcos Rocha e que a Emater-RO tem toda estrutura para que essa tecnologia chegue ao campo.

O Capes já vinha sendo desenhado para vencer os desafios que surgiram com a proposta de adaptação e flexibilização ao contexto sócio econômico de modo a garantir resultados cada vez mais exitosos, visando o desenvolvimento e modernização do meio rural. Com o advento da pandemia que pegou a todos de surpresa, viu-se aí a oportunidade de acelerar o processo e dar início a uma das eficientes formas de capacitação em massa de uma equipe técnica pulverizada em todos os cantos de Rondônia.

Queremos que essa tecnologia chegue à agricultura familiar

As primeiras palestras foram conduzidas de forma voluntárias, por técnicos mais despojados e ganhou força, trazendo para a prática aqueles mais tímidos na frente das câmeras e o resultado tem sido uma maior integração e troca de experiência entre os colegas de trabalho. E essa figura do técnico como agente multiplicador, além de ser estratégica, vem contribuindo para soluções inovadoras com resultados mais efetivos e com excelência.

O novo passo conta, agora, com cursos completos, visando atualizar e trazer as tecnologias mais avançadas no manejo e práticas das culturas trabalhadas e o primeiro módulo falara sobre a cafeicultura, atividade que vem ganhando destaque dentro e fora do estado. Nesse primeiro momento os cursos serão voltados apenas para os extensionistas, para que eles possam entender como funciona a ferramenta, depois a ideia é fazer com que essa tecnologia chegue aos produtores rurais familiares. “É uma proposta que vem tendo a adesão de todo o corpo técnico e oportunidade de levar uma capacitação de qualidade a custos reduzidos”, enfatiza o diretor técnico da Emater-RO, Anderson Kühl.

A plataforma já está disponível no site da Emater-RO, com inscrição aos cursos restrita aos extensionistas. Para mais informações sobre o Programa acesse Capacitação de Serviços de Ater.

Assista também ao vídeo de apresentação do Capes.

 

 

 

 

 

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom – Governo de Rondônia

Related Articles

Deixe um comentário