Home Cacoal Facimed apóia Delegacia da Mulher no Projeto Acolher, para amparar mulheres vítimas de violência doméstica

Facimed apóia Delegacia da Mulher no Projeto Acolher, para amparar mulheres vítimas de violência doméstica

por Redação

CACOAL – A Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher (Deam) de Cacoal em parceria com o curso de psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) lançará, nesta sexta-feira, 6, o Projeto Acolher.  O projeto tem a finalidade de oferecer acolhimento psicológico para as mulheres que procuram a Delegacia.

O lançamento ocorrerá em um café da manhã, nas dependências da Deam, para também comemorar o Dia Internacional da Mulher. Os índices de violência contra a mulher no Brasil são extremamente alarmantes, sendo que, segundo o Fórum de Segurança Pública, em 2018, 536 mulheres foram agredidas por hora no Brasil. Segundo estudiosos do assunto, entre os fatores que fazem com que a mulher continue em situações de violência, sem denunciar seus parceiros, estão a vergonha e a vontade de manter valores familiares.

A delegada Fabiana May Brandani explica que o ‘Projeto Acolher’ facilitará o encaminhamento das mulheres para a rede de assistência e demais serviços de apoio.  De acordo com a delegada, os atendimentos serão realizados em uma sala da delegacia, às segundas e sextas-feiras, por estagiários em final de curso, acompanhadas por psicólogas. “Faremos o lançamento do Projeto Acolher em um café da manhã que também comemora o Dia Internacional da Mulher”, informou.

A coordenadora do curso de psicologia da Facimed, Leila Gracieli da Silva, destaca a necessidade da promoção da saúde mental das mulheres vítimas de violência, tanto através dos atendimentos como de campanhas conscientizadoras. “O Projeto Acolher busca promover a autonomia e empoderamento da mulher, com a tomada de consciência das estruturas opressivas e relações de poder “, reitera.

Mais informações de Cacoal e região na Coluna social Ponto E, do celebrado colunista Jusmar Lustoza

Related Articles

Deixe um comentário