Home Brasil Filmes exibidos no Festival forumdoc.bh integram a mostra de cinema online do Itaú Cultural

Filmes exibidos no Festival forumdoc.bh integram a mostra de cinema online do Itaú Cultural

por Redação

Impulsionando a programação de cinema 100% online do Itaú Cultural, a mostra Janela forumdoc leva ao público, de 5 a 19 de maio, seis produções brasileiras exibidas na 23ª edição do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, realizado anualmente em Belo Horizonte. Yãmiyhex – As mulheres-espírito, Antonio e Piti, Eleições, Banquete Coutinho, Enquanto Estamos Aqui e Mãtãnãg, a Encantada são disponibilizados em streaming no site: www.itaucultural.org.br.


Vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes, o longa-metragem Yãmiyhex – As mulheres-espírito é dirigido por Sueli Maxakali e Isael Maxakali. Nessa obra, o casal de cineastas registra os preparativos e a grande festa de despedida das Yãmĩyhex (mulheres-espírito), após elas passarem alguns meses na Aldeia Verde. Durante os dias de celebração, é possível notar uma multidão de espíritos atravessando a aldeia, que vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.

Mãtãnãg, a Encantada, cuja produção teve apoio do programa Rumos Itaú Cultural, dá vida a um tradicional mito Maxakali em um conto de amor com toques de espiritualidade e viés transcendental. Dirigido por Charles Bicalho e Shawara Maxakali, esse curta-animação, falado em língua Maxakali e legendado em português, conta a história da índia que dá nome ao filme. Ela segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos, os dois superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Uma vez na terra dos espíritos, as coisas são diferentes: outros modos regem o sobrenatural. Mas Mãtãnãg não está morta e sua alma deve retornar ao convívio dos vivos. De volta à sua aldeia, reunida a seus parentes, novas eventualidades durante um ritual proporcionam a oportunidade para que mais uma vez vivos e mortos se reencontrem.

Dirigido pela cineasta Alice RIff, Eleições amplia a importância da política na sociedade. O longa-metragem retrata a rotina de uma escola estadual do centro de São Paulo, durante as eleições do grêmio estudantil. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita.

No documentário Banquete Coutinho, Josefá Veloso propõe um olhar sobre a obra do cineasta Eduardo Coutinho, a partir de um encontro filmado com o diretor em 2012 e vasto material de arquivo. Essa produção cinematográfica mantém acesas as inquietações de Coutinho e levanta a questão: teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre o mesmo filme?

Enquanto Estamos Aqui, de Clarissa Campolina e Luiz Pretti, narra o diário de viagem de duas vidas que se cruzam em Nova York: Lamis, uma libanesa que acaba de chegar, e Wilson, um brasileiro que mora ilegalmente na cidade há 10 anos. Contada a partir de uma narrativa híbrida construída com uma abordagem poética, a história nos leva para a essência da micropolítica humana em tempos de globalização: um reino incerto de desejos, esperança e medo.

Um conto de amor que rompe fronteiras morais e culturais, Antonio e Piti tem como enredo o casamento de Antonio, um indígena Ashaninka oriundo do Peru, e Dona Piti, filha do seringueiro Chico Coló. Dirigida por Vincent Carelli e Wewito Piyãko, a obra cinematográfica conta como a união do casal ocasionou uma revolução local, até a luta do povo Ashaninka para a conquista do seu território e sobrevivência.

 

SERVIÇO:

Mostra Online Janela Forumdoc
De 5 a 19 de maio

Em http://www.itaucultural.org.br/

Yãmiyhex – As mulheres-espírito
De Sueli Maxakali e Isael Maxakali
Brasil, 2019
Duração: 76 minutos
Classificação indicativa: Livre

 

Em Mãtãnãg, a Encantada 
De Charles Bicalho e Shawara Maxakali
Belo Horizonte, 2019
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

 

Eleições
De Alice Riff
São Paulo, 2018
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

 

Banquete Coutinho
De Josefá Veloso
Brasil, 2019
Duração: 74 minutos
Classificação indicativa: Livre

 

Enquanto estamos aqui
De Clarissa Campolina e Luiz Pretti
Brasil, 2019
Duração: 78 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

 

Antonio e Piti
De Vincent Carelli e Wewito Piyãko
Brasil, 2019
Duração: 78 minutos
Classificação indicativa: Livre

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

Related Articles

Deixe um comentário