Home Cidades Governo alinha estratégias para reduzir gastos com energia elétrica em entidades governamentais de Rolim de Moura

Governo alinha estratégias para reduzir gastos com energia elétrica em entidades governamentais de Rolim de Moura

por Redação

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Regional do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) em Rolim de Moura participou de uma reunião para discutir sobre o desenvolvimento e implantação de um projeto de eficiência energética nas escolas e no hospital do município Amélio João da Silva.

O projeto prevê a redução de gastos com energia elétrica nas escolas e hospital de Rolim de Moura

A reunião aconteceu nesta quinta-feira, (17), na Secretaria Regional e contou com a presença da secretária da Sepog, Eliene Siqueira, representante do Governo do Estado na região da zona da Mata, e o prefeito eleito do município, Aldair Júlio.

De acordo com Eliene Siqueira o objetivo é melhorar o desempenho dos serviços prestados pelas instituições de ensino e saúde do município, visando obter redução nos gastos com energia elétrica, gerando economia e sustentabilidade ao município.

Reduzir gastos com energia elétrica e gerar economia e sustentabilidade ao município foram os objetivos da reunião

“Estamos atendendo a determinação do governador, coronel Marcos Rocha, em realizar parcerias com as prefeituras e elaborar projetos que tragam a modernização e adequação das instalações elétricas das escolas e do hospital municipais. O projeto será elaborado e apresentado no edital de 2021, da empresa que faz a distribuição de energia no Estado, programa de eficiência energética”, pontuou.

Durante a reunião ficou definido que as ações no projeto terão como alvo:

  • Instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica para reduzir o consumo de energia elétrica, provendo economia para as escolas e hospital;
  • Reforma das instalações elétricas obsoletas;
  • Substituição do sistema de iluminação, trocando luminárias fluorescentes por luminárias LED com poder de iluminação equivalente e mais econômica;
  • Substituição de equipamentos usados para refrigerar alimentos perecíveis;
  • Automação dos sistemas de iluminação e climatização das escolas e hospital;

“O projeto é excelente e vamos abraçar a ideia para trabalharmos juntos e gerar economia ao cofre do município. Parabéns, governador, Coronel Marcos Rocha e a equipe da Sepog por trazer projetos que visam o futuro do nosso município”, destacou o prefeito de Rolim de Moura.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ailton Rodrigues
Secom – Governo de Rondônia

Related Articles

Deixe um comentário