Home Destaques Governo de Rondônia se reúne com sindicatos dos profissionais da saúde e articula ações de combate à pandemia

Governo de Rondônia se reúne com sindicatos dos profissionais da saúde e articula ações de combate à pandemia

por Redação

Na segunda-feira (11) o secretario de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, junto à mesa diretora executiva da secretaria, se reuniu com representantes de sindicatos e conselhos dos profissionais da saúde de Rondônia, afim de ouvir a classe e articular ações em prol do combate à pandemia no Estado.

A reunião aconteceu por videoconferência e de forma presencial, respeitando as regras de distanciamento

Os profissionais de saúde atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e, para garantir segurança e proteção no enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de Rondônia tem buscado ouvir as demandas e atender de forma rápida, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. O secretário Fernando Máximo citou a importância de alinharem ações junto aos conselhos e sindicatos, visando unir forças para combater a propagação do novo coronavírus.

“É um momento difícil para todos, por isso precisamos unir forças. E temos buscado garantir a segurança da população e principalmente dos nossos guerreiros que estão na linha de frente”, destacou Máximo.

Os temas discutidos durante a reunião abrangem a preparação dos profissionais, oferecida pela Sesau, além do fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s), a convocação de novos profissionais para substituir os servidores afastados, entre outros temas.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Os EPI’s não estão em falta no Estado e a entrega acontece de forma racionalizada

Marcelo Brasil, coordenador da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) explicou que os EPI’s não estão em falta nas unidades hospitalares do estado de Rondônia e que a distribuição e uso dos equipamentos seguem o protocolo do Ministério da Saúde, quanto à racionalização e uso consciente dos materiais que estão em falta no mundo todo.

“Nós estamos seguindo à risca o protocolo do Ministério da Saúde, de forma criteriosa e consciente, para garantir que nossos profissionais não fiquem sem os equipamentos. Nosso estoque está em dia e cada unidade hospitalar tem recebido os equipamentos de forma regular”, ressaltou o coordenador.

NOVOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Sesau já convocou ao todo 1.203 novos profissionais de saúde de diversas áreas para atuarem nas unidades hospitalares. O chamamento ainda está acontecendo e cerca de 420 profissionais já estão trabalhando desde a primeira convocação, que aconteceu em março de 2020.

CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Buscando proteger e armar os profissionais no combate à Covid-19, o governo tem promovido cursos e treinamentos de capacitação aos servidores efetivos e novos profissionais que estão assumindo as vagas através de chamamento público. Os cursos ensinam desde a forma correta do uso dos Equipamentos de Proteção Individual, o atendimento, manuseio dos equipamentos tecnológicos e tratamento dos pacientes com Covid-19.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público do Estado, Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia (Sideron), Conselho de Enfermagem de Rondônia (Coren), Conselho Regional de Farmácia do Estado de Rondônia (CRF/RO) e demais órgãos.

 

 

 

 

 

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia

Related Articles

Deixe um comentário