Home Geral Ifro inicia desenvolvimento de aplicativo para Semter: usuários poderão acompanhar processos pelo celular

Ifro inicia desenvolvimento de aplicativo para Semter: usuários poderão acompanhar processos pelo celular

por Redação

(Foto: Assessoria)

Aqueles que têm processos em andamento na Semter (Secretaria Municipal de Terras) de Vilhena poderão acompanhar o andamento de suas solicitações por meio do celular a partir de 2021. Isso porque estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), campus Vilhena, trabalham na construção de um aplicativo, para computador e celular, que vai permitir aos usuários que façam pedidos, insiram documentos e acompanhem os trâmites dos serviços da secretaria por meio da internet.

“Estamos trabalhando atualmente no levantamento de requisitos e estruturação do banco de dados. A princípio ele será útil para garantir comunicação com solicitante, acompanhamento processos, notificações do andamento, entre outros recursos. A intenção é fazer este projeto se expandir para todas as outras secretarias da Prefeitura, tornando todos os processos virtuais para agilizar os trabalhos dos servidores, facilitar o acesso dos contribuintes e gerar economia para o poder público”, explica André Carvalho dos Santos, estudante do segundo período do curso e líder do grupo de trabalho da iniciativa.

Junto de André, trabalha também a estudante Amanda Santos Bastos, que revela a fase em que a iniciativa está. “Temos até o dia 7 de dezembro para apresentar o projeto e, então, começaremos a programação do software, de fato. A fase atual é de coleta de demandas, montagem do fluxo de operações, reuniões com os servidores e detalhamento geral do sistema”, conta Amanda.

O aplicativo vai oferecer a possibilidade aos usuários de, por exemplo, acompanhar os processos de desmembramento e unificação de lotes, bem como de regularização de imóveis. De acordo com a secretária municipal de Terras, Vivian Bacaro, o projeto vai auxiliar tanto os contribuintes quanto a Prefeitura.

“Sem precisar vir até a secretaria, todos ganharão tempo e isso dará condições de focarmos em outras atividades essenciais aqui na Semter, como a regularização fundiária de vários setores do município, que já estão em andamento, bem como a implantação de novos programas voltados ao setor urbanístico. Agradecemos muito a parceria com o Ifro e estamos colaborando em tudo que é possível”, garante Vivian.

O projeto começou neste segundo semestre de 2020 dentro da “Fábrica de Softwares” do instituto, que aglutina diversas iniciativas de programação da unidade de ensino. A filosofia de ensino da instituição tem direcionado o conteúdo teórico para a criação de soluções práticas na comunidade estabelecendo várias parcerias com a Prefeitura de Vilhena, como o desenvolvimento de um site para a Fundação Cultural de Vilhena, a criação do Museu da Imagem de Vilhena, a produção de faceshields e álcool 70% para a saúde municipal, entre outras.

Related Articles

Deixe um comentário