Home Educação IFRO oferta 5 mil novas vagas em cursos de curta duração pelo Programa Novos Caminhos

IFRO oferta 5 mil novas vagas em cursos de curta duração pelo Programa Novos Caminhos

por Redação

IFRO busca solução tecnológica de transporte para implantação no Estado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lança edital para novos cursos de Formação Inicial do Programa Novos Caminhos, na modalidade educação a distância. São cinco mil vagas com inscrições no período de 15 a 26 de julho de 2020. As inscrições e os cursos ofertados são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

As vagas são para os cursos de Assistente Financeiro, Administrador de Banco de Dados, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Assistente Administrativo, Auxiliar de Laboratório de Saneamento, Auxiliar em Agropecuária, Balconista de Farmácia, Cadista para a Construção Civil, Microempreendedor Individual (MEI), Operador de Computador, Programador de Sistemas, Programador de Web, Recepcionista em Serviços de Saúde e Motorista de Transporte de Carga.

O Programa Novos Caminhos é uma ação do Ministério da Educação para ampliar as oportunidades de formação profissional, objetivando o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.  Por meio dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nas modalidades presencial e a distância, há capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração.

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, “apesar do cenário de pandemia, o Instituto Federal de Rondônia não paralisou suas atividades. Ao contrário disso, adotou a postura de possibilitar qualificação e capacitação de pessoas, de modo a contribuir para a inserção das pessoas no mundo o trabalho”. No início deste mês de julho, o IFRO finalizou o edital de seleção de outras 9.410 vagas pelo Programa Novos Caminhos.

“Dessa forma, entendemos que o IFRO está cumprindo o seu papel social, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento do nosso estado e para a inserção e reinserção social e econômica das pessoas, cumprindo efetivamente a missão institucional”, avalia Uberlando.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 3 de agosto de 2020.

Inscrição

Os candidatos terão até às 23h59 do dia 26 de julho de 2020 para realizar as inscrições. Para se candidatar, é necessário ter a escolaridade e a idade mínima exigida para ingresso no respectivo curso, bem como possuir um e-mail válido e estar logado em uma conta Google para acesso ao formulário de inscrição. Os cursos possuem diferentes requisitos mínimos e exigências de idade.

Ainda na inscrição é preciso fazer upload dos seguintes documentos, em formato PDF ou de imagem, com frente e verso sempre que necessário e de forma suficiente legível: RG (ou documento oficial com foto), CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade e outros documentos para comprovação dos requisitos mínimos dos respectivos cursos, quando exigidos. Para os candidatos menores de 18 anos é necessário ainda RG e CPF do responsável legal.

Segundo a comissão de seleção, os documentos incompletos e ilegíveis poderão provocar a desclassificação do candidato, pela impossibilidade de obtenção dos dados necessários. Também é relembrada a importância de leitura de todo o edital para seguir as instruções corretamente. As vagas são abertas para moradores de Rondônia e também para quem reside fora do Estado.

O Processo de Seleção será por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 28 de julho de 2020, sendo registrado em vídeo e, posteriormente, divulgado no site do IFRO. No caso em que haja procura suficiente, será sorteado um quantitativo de candidatos de até o número de vagas para cada curso destinadas ao cadastro de reserva, para utilização se houver desistência dos aprovados em primeira chamada.

Os que forem classificados dentro das vagas ofertadas receberão e-mail de confirmação de suas matrículas e instruções para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O estudante deverá acessar o AVA no prazo de uma semana, a contar da data do recebimento do e-mail, para finalização da confirmação de sua matrícula.

Acesse o Edital completo AQUI.

O formulário de inscrição está disponível AQUI.

IFRO busca solução tecnológica de transporte para implantação no Estado

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO) iniciou as tratativas com a Central de Compras do Ministério da Economia para a implantação do TáxiGov na instituição. A solução é inovadora na oferta de serviço de transporte no âmbito da administração pública para atendimento de servidores e colaboradores em deslocamentos a trabalho, acionado por meio de aplicativo. A iniciativa visa otimizar recursos públicos de forma sustentável, com foco na efetividade, e também poderá contemplar outros órgãos públicos que tenham interesse. Para isso será realizada uma videoconferência na próxima terça-feira (21), às 15horas (horário local).

A videoconferência será realizada pela Central de Compras do Ministério da Economia, em parceria com o IFRO, através do Google Meet (https://meet.google.com/nzm-gznr-jsz), e tem como objetivo apresentar o serviço de transporte TáxiGov. Poderão participar quaisquer instituições públicas de qualquer esfera e poder, através do cadastro prévio a ser realizado atravésdo link de inscrição. (https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/gestao/taxigov/paginas/taxigov-rondonia-1/)

A solução de transporte inicialmente vai abranger apenas instituições da cidade de Porto Velho e já tem sido utilizada por mais de 80 (oitenta) órgãos da administração pública em outros Estados. A previsão é que o TáxiGov comece a funcionar em Rondônia a partir do próximo ano. “Para contribuir com o alcance do objetivo estratégico de ampliar e consolidar a infraestrutura acadêmica, administrativa e tecnológica do IFRO, previsto no PDI 2018-2022, uma das ações setoriais da PROAD é propor soluções sustentáveis e inovadoras de contratações e métodos administrativos, com foco na modernização da gestão, melhoria dos processos e economicidade”, ressaltou a Pró-Reitora de Administração, Jéssica Cristina Pereira Santos.

O IFRO, através da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), solicitou junto ao Ministério da Economia a expansão da solução de transporte TáxiGov para o estado de Rondônia. “Estamos dando todo o apoio para que essa implantação logre o êxito esperado. Estamos muito felizes com essa iniciativa e com grande expectativa para que dê tudo certo, por se tratar de uma solução bastante promissora e inovadora, que tende a modernizar o transporte da Administração Pública, contribuindo com a otimização na aplicação dos recursos públicos e prezando pela sustentabilidade”, afirmou Jéssica.

A contratação desse tipo de serviço de transporte para passageiros tem sido expandida gradualmente para outras capitais no País. “A entrega de resultadosé muito promissora por racionalizar os custos administrativos com a redução de licitações e contratos diversos, a exemplo de aquisição de veículos, combustíveis, manutenção da frota, seguros e outros”, enumerou o Diretor de Administração, Hélio Souza de Oliveira.

Além disso, a utilização do serviço proporciona a redução de emissão CO2, otimizando os trajetos realizados para o transporte dos servidores, e proporciona agilidade no acesso pelos usuários. “Há uma melhoria significativa na percepção da qualidade do serviço pelo público usuário em razão da redução do tempo de atendimento e da facilidade do acionamento do serviço por meio de aplicativo pelo próprio servidor”, finalizou o diretor.

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, a proposta faz parte do trabalho realizado pela gestão do IFRO em apoiar soluções que procuram melhorar a aplicação de recursos na instituição. “Desde 2015, o IFRO busca frequentemente desenvolver e apoiar iniciativas de tecnologias que promovam a eficiência no uso dos recursos públicos, e o TáxiGov é mais um projeto nesse sentido”, analisou o Reitor. Ele também reforçou o convite aos órgãos públicos para participação na videoconferência. “Fomentar esse serviço em parceria com outros órgãos da Administração Pública é parte do nosso papel de zelar pela implementação de soluções que visam maximizar e otimizar os serviços e recursos públicos”, afirmou Uberlando.

Para mais informações sobre o TáxiGov, acesse aqui.

(https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/gestao/taxigov)

(Fonte: Comunicação/IFRO)

Related Articles

Deixe um comentário