spot_img

Inmet dispara alerta para perigo de chuvas intensas em Rondônia; entenda

Alerta de cor laranja se estende até o início da tarde da próxima sexta-feira (28), caso quadro meteorológico não mude

Inmet disparou alerta para chuvas intensas em Rondônia. — Foto: Mayara Subtil/G1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou um alerta de perigo para chuvas intensas em Rondônia, Centro-Oeste, parte de Tocantins e do Sudeste do Brasil. De cor laranja, a previsão é de que o aviso se estenda até as 13h da próxima sexta-feira (28), caso o quadro meteorológico não mude.

De acordo com a meteorologista Maiane Araújo, o estado de alerta de cor laranja envolve as oscilações do nível dos rios por Rondônia. Nesta quinta-feira (27), por exemplo, as águas do rio Madeira, em Porto Velho, atingiram a marca dos 15,55 metros e o rio se mantém na cota de alerta.

“É normal para esta época do ano, conhecida como inverno amazônico. O laranja significa que volume de chuvas pode variar entre 50 a 100 milímetros”, explicou Maiane.

Inmet disparou alerta de perigo para Rondônia e outros estados do país. — Foto: Reprodução/Inmet

O instituto não conseguiu verificar quantos milímetros de chuva já caíram em Porto Velho este mês por problemas técnicos, mas estima que a média seja de 316 milímetros. O aviso do Inmet cita ainda que há risco de ventos intensos (entre 60 a 100 km/h), de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, além de alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet também reforça que a população:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Chuvas

De acordo com a previsão do tempo do Inmet, a sexta-feira em Rondônia deve ser nublada a encoberta com pancadas de chuvas e trovoadas principalmente no norte e sudeste do estado. A temperatura mínima deve ser de 22ºC e a máxima em alguns municípios de 32ºC.

No sábado (29) e no domingo (1º), os termômetros no estado devem oscilar entre 22ºC e 31ºC.

Rio Madeira

O rio Madeira atingiu a cota de alerta [de 15 metros] no dia 12 de fevereiro. A cota de inundação do rio é de 17 metros, mas o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) acredita que, em 2020, a água não deve ultrapassar os 16,50 metros.

Segundo a Defesa Civil, 17 metros é a cota de transbordamento para uma eventual cheia na capital. Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira passou dos 19 metros. Milhares de pessoas foram retiradas de casa.

Outro ápice do nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOTA

Entre com seu comentário novamente
Por favor, entre com o seu nome aqui

spot_img

Últimas notícias