Home Artigos Itaú Cultural estreia em seu site “Camarim em Cena”, programa com série de entrevistas

Itaú Cultural estreia em seu site “Camarim em Cena”, programa com série de entrevistas

por Redação

O Itaú Cultural estreia no dia 9 de maio (sábado), às 14h, em seu site (www.itaucultural.org.br),Camarim em Cena, uma série de 16 entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos.

Realizadas entre 2016 e 2019, no Itaú Cultural, em São Paulo, com a presença de público, as conversas são divididas em quatro temporadas de quatro episódios, a cada sábado, com novas histórias e memórias de artistas que integram a cultura brasileira e internacional. A série foi exibida inicialmente no Canal Curta! e agora ganha as plataformas digitais da instituição.

A primeira temporada do Camarim em Cena reúne entrevistas com quatro atrizes de diferentes gerações e que são referência no teatro brasileiro. São elas: Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara (confira abaixo as datas de exibição e os artistas de cada episódio).

A estreia, neste sábado dia 9 de maio, traz Maria Alice Vergueiro, um dos principais nomes do teatro nacional. Ela foi a primeira convidada do Camarim, realizado presencialmente e gravado em 2016 na instituição. Conhecida como dama do underground do teatro paulistano – e pelos mais novos como a atriz do curta-metragem Tapa na Pantera, que viralizou naquele ano –, Maria Alice Vergueiro fala sobre destaques da sua trajetória.

Com mediação do crítico teatral Jefferson Del Rios e participação de Luciano Chirolli, neste episódio a atriz – atualmente com 86 anos – fala de sua estreia nos palcos, em 1962, com a peça A Mandrágora, sob a direção de Augusto Boal.

O episódio vai ao ar no dia 16 de maio com Bete Coelho. A mediadora é a fotógrafa de teatro Lenise Pinheiro e a atriz mineira de Belo Horizonte fala da sua atuação no teatro, que começou aos 10 anos de idade. Integrante da geração dos anos de 1980, ela trocou Minas Gerais por São Paulo para trabalhar com o diretor Antunes Filho (1929-2019), e sob sua direção atuou nos espetáculos MacunaímaNelson Rodrigues II e Romeu e Julieta.

A convidada do episódio do dia 23 de maio é Cleide Queiroz, atriz com mais de meio século de trajetória, iniciada em 1969, quando fez sua estreia profissional com a Cia. Paulo Autran, no espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, sob a direção de Silnei Siqueira. Protagonista, entre outros, do espetáculo Palavra de Stela, no qual vive a poeta Stela do Patrocínio, a atriz conversa com o crítico teatral Valmir Santos sobre a relação pessoal que tem com a temática da peça, por ser uma mulher negra e, da mesma forma que Stela – que viveu parte de sua vida em um manicômio –, por ter acompanhado de perto quando era adolescente a internação da mãe por esquizofrenia.

Cleide relembra a sua participação em diversos espetáculos, como O Poeta da Vila e A Falecida, e a sua atuação além dos palcos, na televisão e no cinema.

No dia 30, o programa final da primeira temporada do Camarim em Cena traz a conversa com Teuda Bara.

No encontro, também mediado por Valmir Santos, esta outra mineira de Belo Horizonte aborda diversos temas, como a sua formação teatral, fora dos cursos formais na área. Teuda trabalhou, em São Paulo, com José Celso Martinez Corrêa, mas foi em Minas Gerais que, em 1982, criou o que viria a ser o Grupo Galpão, coletivo reconhecido internacionalmente por seu trabalho de teatro de rua. Sua atuação na arte da representação também não é restrita ao teatro. Na TV, fez participações em novelas e no cinema integrou o elenco de filmes como O Palhaço, dirigido por Selton Mello.

Mais informações sobre as convidadas desta temporada do Camarim em Cena podem ser acessadas nos verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural sobre Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara:

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13884/maria-alice-vergueiro

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa100057/bete-coelho

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa399788/cleide-queiroz

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa400296/teuda-bara

 

 

 

 

Por Silvio Santos

Related Articles

Deixe um comentário