Home Destaques Lacen recebe doações de kits considerados “padrão ouro” para detectar o novo coronavírus em Rondônia

Lacen recebe doações de kits considerados “padrão ouro” para detectar o novo coronavírus em Rondônia

por Redação

PORTO VELHO – O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-Ro), em Porto Velho, recebeu a doação de 20 kits para testes RT-PCR, que detecta o coronavírus. A doação foi feita pela empresa Santo Antônio Energia na segunda-feira (22).

Cada Kit realiza 200 exames

Cada kit é capaz de realizar 200 exames, utilizando a técnica de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo. Este é o exame considerado “padrão ouro” para o diagnóstico e é indicado para quem está com sintomas da Covid-19.

“Iniciativa como esta é muito importante neste momento. Estamos em uma guerra contra o vírus e os insumos são imprescindíveis para realizar os exames”, afirmou o secretário de Saúde, Fernando Máximo, presente no momento em que o material foi descarregado.

Além de agradecer pela doação, o gestor ressaltou que essa “corrente do bem” formada por empresas é muito importante para enfrentar os desafios da pandemia do novo coronavírus.

Diretora do Lacen, Cicileia Correia, diretor de Operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer e o secretário, Fernando Máximo

Desde os primeiros casos do novo coronavírus no Estado, o Lacen iniciou os trabalhos de forma intensa e reorganizou suas atividades, remanejando equipes de outros setores para fortalecer a rede de atuação direta ao enfrentamento da pandemia. Ao longo destes três meses, a unidade estendeu o horário de funcionamento para três turnos de trabalho e tem atuado aos finais de semana e feriados para atender a demanda crescente pelo exame.

“No entanto a demanda de amostras que chega diariamente cresceu de cerca de 330 por dia para quase 600. E o prazo para entrega do resultado pode chegar até 72 horas e eles são enviados à unidade de saúde onde foi coletado”, destacou Cicileia Correia Da Silva, diretora do Lacen.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) agradece a todas as empresas e cidadãos que neste momento contribuem com doações ajudando a combater esse vírus.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

Related Articles

Deixe um comentário