Home Saúde Mais um caso suspeito de Coronavírus foi identificado em Vilhena

Mais um caso suspeito de Coronavírus foi identificado em Vilhena

por Redação

Foto: Reprodução

Mais um caso suspeito de coronavírus (covid-19) foi identificado em Vilhena. O paciente, que é o quarto caso suspeito até o momento, é mantido em isolamento domiciliar e acompanhado pelas equipes médicas da Secretaria Municipal de Saúde, assim como os demais.

Ainda não há nenhuma internação por coronavírus e também nenhum caso confirmado de covid-19 no município. Porém, devido ao aumento considerável de casos confirmados e suspeitos em todo o país, a Prefeitura de Vilhena continua empenhada nas ações de precaução.

Na tarde e noite de ontem uma equipe de médico e enfermeiros esteve na casa de paciente que apresentava alguns sintomas de alerta. Após a investigação definida pelo protocolo do Ministério da Saúde, o comitê concluiu que o paciente não se enquadra como caso suspeito de coronavírus (covid-19). A suspeita da equipe é que ele esteja com dengue.

Mesmo assim, o hospital chegou a oferecer leito, o que foi recusado pelo paciente, pois apresentou melhora. Este e outros casos são acompanhados pelo Caps (Centro de Atenção Psicossocial) que destinou equipe de psicólogas para orientar aqueles com sintomas de pânico em relação à pandemia. A entidade também liberou o telefone 3322-1607, em caráter de plantão, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, para orientar pessoas que estejam com dificuldades emocionais ou mentais de lidar com a pandemia, o isolamento ou a avalanche de notícias sobre o assunto.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou processo de compra em caráter de urgência de equipamentos e insumos para os profissionais de Saúde, como medida de precaução para possível falta destes no futuro. Por meio de ata de registro de preço já formada, a aquisição deve ser mais rápida, a depender da disponibilidade dos produtos no mercado nacional.

O processo de compra envolve álcool (em gel e etílico, ambos 70%), máscaras (n° 95 e cirúrgicas), aventais (descartáveis e cirúrgicos), óculos de proteção individual, toucas descartáveis, protetor para calçados e luvas.

Em reunião com controladores dos postos de Saúde nesta manhã de quarta-feira, foram debatidas estratégias conjuntas de combate ao coronavírus, que serão repassadas a todos os agentes comunitários de saúde em reuniões amanhã, quinta-feira, dia 19. Todos os estoques de insumos e equipamentos estão sendo revisados e itens incluídos no processo de compra já mencionado.

Os postos de saúde deverão intensificar o atendimento por livre demanda para atender mais rapidamente aqueles que chegarem às unidades de saúde com sintomas. A Fundação Cultural de Vilhena procura também mobilizar também os artesãos da cidade para produzir máscaras com o objetivo de ajudar a aumentar o estoque do item no município, especialmente para aqueles que estejam doentes, a fim de evitar a projeção de partículas por ocasião de espirro ou tosse.

Related Articles

Deixe um comentário