Home Destaques MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO LATICÍNIO CONTRA A QUEDA DE QUASE 40% NO VALOR DO LEITE MOVIMENTA SERINGUEIRAS

MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO LATICÍNIO CONTRA A QUEDA DE QUASE 40% NO VALOR DO LEITE MOVIMENTA SERINGUEIRAS

por Redação

Produtores de leite da região de Seringueiras, município localizado a cerca de 536km de Porto Velho, iniciaram na manhã desta quinta-feira, 15, uma manifestação pacífica em frente ao Laticínio da cidade. De acordo com os produtores, a manifestação é uma busca por um diálogo com a direção do Laticínio para que expliquem os motivos do atual preço do leite que neste mês sofreu uma queda de cerca de 40%, chegando ao valor de R$1,20 o litro.
De acordo com Jonatas Martins Pereira, produtor de leite a 2,5 anos, os manifestantes pedem que haja uma melhor política de preços do produto no laticínio, pois é muito instável e com grandes quedas repentinas. “Esta última queda nem nos foi avisada. Cada mês é uma surpresa para o produtor que está só buscando o seu sustento. Com isso juntamos os produtores e viemos conversar de forma pacífica para que todos possamos sair ganhando com isso, tanto os produtores quanto o laticínio”, disse Jonatas.

Na manifestação haviam cerca de 200 pessoas no portão principal do laticínio. A Polícia Militar foi acionada para que mantivesse o caráter pacífico da manifestação. A Polícia Rodoviária Federal também se fez presente na localidade para manter a ordem na pista e assim evitar que haja quaisquer acidentes, pois o laticínio fica as margens da RO-429.

Comerciantes independentes do município estão colaborando com mantimentos para ajudar os produtores durante a manifestação. O comércio local depende muito dos produtores rurais por ser este o setor que impulsiona outros setores da economia de Seringueiras.

Elisvaldo Campos, produtor de leite a quase 30 anos na região afirmou que a situação ficou difícil com esta última queda de preço do produto. “Temos que gastar com veterinários, impostos, mercado e outras coisas e nada disso teve redução de preço. Na verdade, teve até aumento. Com este preço 40% menor estamos quase trabalhando de graça. Já estamos soltando os bezerros no pasto pra vender depois para segurar as contas porque se ficarmos só com o leite a conta em casa não fecha no final do mês”, disse o produtor que complementa: “Desta vez nem tivemos aviso da redução de preço. Fomos pegos de surpresa. Queremos um posicionamento dos diretores para ver como vai ficar isso.”

De acordo com os manifestantes foi realizada a tentativa de duas reuniões nesta quarta-feira, 14, sendo uma as 13h00 e a outra tentativa as 15h00. Entretanto os diretores do laticínio não se manifestaram. Na manhã de quinta, 15, os diretores se manifestaram e confirmaram uma reunião com apenas dois produtores da categoria as 11h30. Os resultados desta reunião ainda não foram divulgados oficialmente.

Autor: Marcelo Nery – DRT-1081/RO
Fotos: Marcelo Nery

Related Articles

Deixe um comentário