Home Manchete Mobilizada na ‘Operação Samaúma’, pelotão da 17ª Brigada apreende escavadeira em garimpo ilegal, em Cujubim

Mobilizada na ‘Operação Samaúma’, pelotão da 17ª Brigada apreende escavadeira em garimpo ilegal, em Cujubim

por carlos

PORTO VELHO – A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) mobilizou suas tropas neste sábado, 3, para o início das ações da denominada ‘Operação Samaúma’ em Rondônia. Logo na estreia, numa incursão para reconhecimento de área no município de Cujubim, os militares apreenderam uma escavadeira utilizada em um garimpo ilegal.

O Pelotão de Fuzileiros de Selva deslocou-se ao município de Cujubim, para cumprir missões em um ambiente interagências, com outros órgãos de Segurança Pública e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

As atividades do primeiro dia de operações foram voltadas para a montagem da Base de Apoio Logístico e a realização de patrulhamentos motorizados, visando ao reconhecimento de áreas de desmatamento, tendo resultado na apreensão de uma escavadeira hidráulica, que vinha sendo usada em área de garimpo ilegal.

 

 

A Operação Samaúma foi estabelecida pelo Decreto Presidencial nº 10.730, de 28 de junho de 2021, que autorizou o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, por requerimento do respectivo Governador, em outras áreas dos estados abrangidos, no período de 28 de junho a 31 de agosto do corrente ano.

 

A 17ª Bda Inf Sl está desenvolvendo as atividades em sua área de responsabilidade, a qual abrange os estados de Rondônia e Acre, além do sul do estado do Amazonas, cumprindo missões voltadas para o combate aos crimes ambientais, com ênfase no desmatando ilegal, tudo em ambiente interagências, com o máximo de integração com Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF) dos estados de RO, AC e AM.

Fonte: Com Soc/17ª Cia Inf Sl – Porto Velho – RO

Related Articles

Deixe um comentário