Home Destaques O DIA NA HISTÓRIA – Dia da Renovação Espiritual

O DIA NA HISTÓRIA – Dia da Renovação Espiritual

por carlos

PORTO VELHO – BOM DIA 28 DE JUNHO! – RONDÔNIA – Em 1915 – Em Porto Velho, o prefeito Guapindaia de Souza Brejense inaugura o Cemitério dos Inocentes.

                                         COMEMORA-SE

Dia da Renovação Espiritual. Católicos  lembram São Paulo I e Santo Irineu, chamado “Zelador do Testamento de Cristo”.

                                            FOTO DO DIA

Em 1915 coube ao major Guapindaia de Souza Brejense instalar o município de Porto Velho e ser o primeiro prefeito (àquela altura chamado “superintendente”) e enfrentou dificuldades por que, antes, a cidade não tinha administração local. Coube a Guapindaia uma série de providências de instalação, inclusive pela primeira vez a cobrança de impostos dos comerciantes locais, em grande maioria portugueses. Inaugurou no mesmo ano o cemitério dos Inocentes, e em 1916, quando uma moradora tentou conseguir com comerciantes doações para construir a capela daquele cemitério, mas acabou sendo destratada por alguns comerciantes, o que levou à prisão de quatro dos exaltados, e à reação de comerciantes que se insurgiram e provocou a “Revolta dos Portugueses”,  que só acabou com a negociação intermediada pelo secretário da prefeitura João Alfredo de Mendonça, como narra em “Achegas para a história de Porto Velho” o escritor Antonio Cantanhede.

                                                 FATOS

1712 – Nasce o filósofo francês Jacques Rosseau, influenciador da formação do pensamento político e educacional moderno. 1846 — Adolphe Sax patenteia o saxofone. 1859 — A 1ª exposição de cães é realizada em Newcastle upon Tyne, Inglaterra. 1913 — Morre Manuel Ferraz de Campos Sales, 4º presidente brasileiro. 1914 — Assassinados em Sarajevo os arquiduques Francisco Fernando da Áustria-Hungria e sua esposa Sofia; o que gera a I Guerra Mundial. 1919 – Assinado o Tratado de Paz de Versalhes, é o fim da I Primeira Guerra Mundial. 1930 – Nasce Itamar Augusto Cautiero Franco, presidente que implantou em 1994 o Plano Real. 1945 — Nasce Raul Seixas, cantor e compositor brasileiro  1972 — O Congresso Nacional aprova a criação da empresa Telebrás.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)

Related Articles

Deixe um comentário