Home Destaques O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial da Arquitetura

O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial da Arquitetura

por carlos

PORTO VELHO – BOM DIA 1 DE JULHO – RONDÔNIA – 1912 – 1912 – Começa a vigorar o contrato do Governo brasileiro com a empresa The Madeira-Mamoré Railway Limited, arrendando por 60 anos a exploração da ferrovia Madeira-Mamoré.

                                   COMEMORA-SE

Dia da Vacina BCG – (Bacilo Calmette-Guérin). Dia Mundial da Arquitetura.

Católicos lembram Santo Oliver Plunkett, irlandês; Santo Aarão e São Marco Túlio Maruzzo, italiano.

                                      FOTO DO DIA

A 13 de setembro de 1944, para comemorar o 1º ano de criação do Território do Guaporé, o governador Aluízio Ferreira criou por decreto, como parte da Guarda Territorial (depois Polícia Militar), a Banda Marcial da corporação, tratada carinhosamente por “furiosa”,  grande atração nos desfiles cívico-militares especialmente no Sete de Setembro. Segundo a historiadora Iêda Borzacov, “A banda, composta por 25 músicos, teve como primeiro mestre (provisório), José Piedade, que passou a regência ao titular Antônio Pires Dantas, ex-policial militar do Amazonas e grande músico”. A  historiadora continua: “Aos domingos, havia uma retreta no coreto da Praça General Rondon, com “dobrados”, velhas e belas valsas e marchas tocadas em ambiente provinciano e que emocionavam os assíduos frequentadores do “footing”, local de encontro da juventude, ocasião em que as moças desfilavam exibindo suas rodadas saias de organdi ou pregueadas em “crepe da China”, e os rapazes completavam a paquera.

                                             FATOS

1643 — Primeira reunião da Assembleia de Westminster, para reestruturar a Igreja Anglicana (Abadia de Westminster, em Londres). 1858 — Na Sociedade Linneana (Londres), leitura conjunta dos documentos de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace sobre evolução. 1860 – Morre Charles Goodyear (EUA), descobridor da vulcanização da borracha.  1903 — Realizada pela 1ª vez a mais famosa corrida ciclística do mundo, “Tour de France”, vencido pelo francês Maurice Garin. 1946 – Nasce Alceu Valença, cantor e compositor brasileiro. 1961 – Nasce Diana, Princesa de Gales. 1990 — Reunificação da Alemanha: a Oriental aceita o marco alemão como sua moeda, unindo sua economia com a Ocidental. 1994 — Um novo plano econômico muda a moeda brasileira de Cruzeiro real para Real.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

(Acesse rondoniaalemdahistoria.com.br)

ERRATA

Por engano, foi mandado nesta 4ª feira um “Dia na História de 13 de setembro”

Related Articles

Deixe um comentário