Home Destaques O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial dos Veteranos de Guerra

O DIA NA HISTÓRIA – Dia Mundial dos Veteranos de Guerra

por carlos

PORTO VELHO – BOM DIA 18 DE JULHO! COMEMORA-SE – Dia Nacional do Trovador. Dia Mundial dos Veteranos de Guerra (também lembrada a 11 de novembro). Dia Internacional de Nelson Mandela.

Católicos lembram Santo Arnolfo, São Francisco Solano, Santo Emiliano, São Bruno de Seghi e São Frederico de Utrec.

                                        FOTO DO DIA

Marco entre os estados de Mato Grosso e Amazonas, na antiga cidade de Santo Antonio. O primeiro foi destruído e o segundo colocado durante a reforma feita pela Santo Antonio Energia na década de 2010. O marco delimitador, localizado em frente à capela de Santo Antonio, é um dos locais preferidos de turistas, apesar de não haver qualquer estrutura local de atendimento nem quem conte a eles as histórias e estórias daquela comunidade. A própria placa de identificação do marco contém um erro grave: A palavra “fronteira” não se usa para indicar espaços determinados para os estados. Aqui o certo é usar o  termo “limite”. “Fronteira” indica separação de territórios entre países. Fica a sugestão de que a prefeitura mande fazer a correção.

                                             FATOS

1635 – Morre  o pintor Michelangelo Caravagio autor dos quadros “Decapitação de João Batista” e “Marta e Maria Madalena”. 1697 – Morre o padre Antonio Vieira, defensor dos direitos humanos, dos indígenas, dos judeus, dos cristãos-novos e da abolição da escravatura. 1841 — Aos 15 anos de idade o infante D. Pedro II é coroado Imperador do Brasil. 1847 – Morre Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha.  1870 — O Concílio Vaticano I decreta o dogma da infalibilidade papal. 1892 – Nasce a primeira grande estrela do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, chamado pelos argentinos de “El Tigre”. 1898 — Marie Curie e Pierre Curie anunciam a descoberta do Polônio. 1915 — Nasce Carequinha, um dos maiores palhaços brasileiros. 1925 — Adolf Hitler publica a Mein Kampf. 1967 – Morre o 26º presidente brasileiro, Humberto de Alencar Castelo Branco. 1976 — A atleta romena Nadia Comăneci torna-se a primeira ginasta a marcar 10 pontos perfeitos em Jogos Olímpicos, em Montreal . 1987 — Morre Gilberto Freyre, autor do clássico “Casa Grande e Senzala”.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Related Articles

Deixe um comentário