Home Destaques O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Selo

O DIA NA HISTÓRIA – Dia Nacional do Selo

por carlos

PORTO VELHO – BOM DIA 1 DE AGOSTO! RONDÔNIA: 1932 – O Ministério da Viação aprova o projeto do diretor-geral da ferrovia Madeira-Mamoré, capitão Aluízio Ferreira, para abrir estrada de Porto Velho a Cuiabá, com recursos de 200 contos de reis, e serem contratados 200 trabalhadores.                                           

                                           COMEMORA-SE

Dia Nacional do Selo, data de lançamento do primeiro selo brasileiro, o “Olho de Boi”. Dia do Poeta de Literatura do Cordel. Dia Nacional do Maracatu.

Católicos lembram Santo Afonso Maria de Ligório; São Pedro Fabro e Sete Irmãos Mártires.

                                            FOTO DO DIA

Década de 1960/70. Duas vezes por ano era a mesma coisa: dezenas de jovens cujos pais tinham melhores condições financeiras, estudantes em Manaus ou Belém, estavam em férias e vinham visitar as famílias. Chegavam pelos navios da frota da Snapp – Lobo d’Almada, Lauro Sodré (foto), Augusto Montenegro e Leopoldo Peres – em viagens que ainda povoam as boas lembranças de muitos avós em Porto Velho e Guajará-Mirim, recheadas de histórias, d e paqueras – “eram muitas porque éramos jovens e mesmo com o “policiamento” até dos comandantes a gente se arranjava”, contou um casal que se conheceu, ele vindo de Manaus e morando em Guajará-Mirim e ela vindo de Belém, onde fora visitar uma irmã e morava em Porto Velho. Nas viagens havia tempo para tudo, e era comum os comandantes oferecerem um jantar e até a realização de um concurso para escolher a “rainha” da viagem – uma delas irmã da professora e escritora Sandra Castiel, que fez algumas dessas viagens.

                                                  FATOS

1469 — Luís XI da França funda a Ordem de Cavalaria chamada Ordem de São Miguel em Amboise. Considerado Santo da Igreja Católica, São Luís de França. 1936 — O ditador nazista Adolf Hitler oficializou a abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim. 1936 – Nos Jogos de Berlim o Basquetebol é oficialmente introduzido no calendário olímpico. 1944 — II Guerra Mundial: A Polônia se rebela contra os nazistas, mas o Exército Russo, acampado do outro lado do rio que corta Varsóvia, não dá ajuda e a revolta é sufocada pelos alemães. 1966 – O Partido Comunista chinês inicia a “Revolução Cultural” e prende milhares de intelectuais.

Lúcio Albuquerque – [email protected]

Related Articles

Deixe um comentário