spot_img

Proposta institui programa para agilizar tratamento do câncer de mama

O Senado pode votar a proposta da Câmara (PL 4171/2021) que Cria o Programa Nacional de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama. A navegação é o acompanhamento dos casos de suspeita ou de confirmação da doença para acelerar o diagnóstico e início do tratamento das pacientes, aumentando suas chances de cura.

A Senadora Eliziane Gama pediu a aprovação da proposta que cria o programa nacional de navegação de pacientes para pessoas com neoplasia maligna de mama. O projeto já foi aprovado pela câmara.

De autoria da deputada Tereza Nelma do PSD de Alagoas, o projeto estabelece a criação do Programa Nacional de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama no Sistema Único de Saúde, SUS.

A navegação é o acompanhamento dos casos de suspeita ou de confirmação da doença com abordagem individual de cada paciente, prestando orientações. O objetivo é agilizar o diagnóstico e o início do tratamento. Quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores são as chances de cura.

A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, defendeu a aprovação imediata do projeto. Deputada Tereza Nelma é uma gigante que vem fazendo um enfrentamento de um câncer com muita dedicação e tem de toda a Bancada Feminina, tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal, a admiração e também a solidariedade, apresentou um projeto de lei muito importante É um projeto que nós precisamos  aprovar aqui no Senado, porque daqui a pouco chega o mês de outubro, e o Outubro Rosa faz um debate muito amplo acerca dessa proposta, inclusive, buscando mais orçamento para implementação dessa política.

Eliziante Gama alertou para a necessidade do tratamento precoce diante do aumento de casos de câncer de mama.  Hoje, pelos números que são apresentados, nós temos 60 mil mulheres, por ano, em nosso Brasil, têm, infelizmente, o diagnóstico de câncer de mama. E nós temos outra informação: mais de 18 mil mulheres no Brasil morrem vítimas dessa doença.

Então, é muito importante que nós possamos ampliar e fazer o melhoramento desse programa, O Programa também tem como finalidade a capacitação das equipes de saúde para rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama; divulgação de informações educativas e redução de custos. Se aprovada sem alterações pelo Senado, a proposta seguirá para sanção.

Fontes: RádioSenado

     

Related Articles

DEIXE UMA RESPOTA

Entre com seu comentário novamente
Por favor, entre com o seu nome aqui

spot_img

Últimas notícias