Home Brasil Termo de cooperação entre Funai, Emater e Governo do Estado beneficiará comunidades indígenas de Rondônia

Termo de cooperação entre Funai, Emater e Governo do Estado beneficiará comunidades indígenas de Rondônia

por Redação

O senador Confúcio Moura entregou a documentação ao presidente da Funai e garantiu ajuda financeira ao órgão

 

GUAJARÁ-MIRIM – O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, recebeu nesta quinta-feira (12), do senador Confúcio Moura (MDB), uma minuta do Termo de Cooperação a ser firmado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater/RO) e a Funai, que visa atender as comunidades indígenas localizadas às margens dos rios Mamoré/Guaporé e Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim.

O acordo de cooperação com a Funai, segundo o senador, é uma reivindicação antiga da Emater e do Governo do Estado, que tem o intuito de dar um apoio técnico nas aldeias indígenas. Confúcio Moura explicou que são índios pobres e estão esquecidos, e lembrou que durante o seu governo foram formados 30 índios técnicos em agroecologia, e hoje estão sem ter o que fazer.

Confúcio explicou que a Emater pode elaborar os planos e os projetos de assistência técnica para os indígenas, e que ajudará financeiramente a instituição para acompanhar os projetos. O parlamentar citou, como exemplos, o aprimoramento na plantação de cacau e café, o manejo do Pirarucu, como montar uma indústria de castanhas, como trabalhar o inhame e outras fontes de renda. “Os meninos estão lá treinados, e agora com o apoio do Governo do Estado, da Alessandra Aires e do meu apoio, ficará tudo melhor para essas comunidades”, enfatizou.

Durante a audiência, o senador apresentou uma emenda de R$ 200 mil para a Funai adquirir um jipe traçado, que auxiliará os servidores do órgão que trabalham com os índios mais arredios e isolados. Para Confúcio, esse veículo atenderá os técnicos da Funai que precisam andar longos trechos de estrada de chão, com atoleiros, para chegar ao destino. “Deixei lá também uma emenda individual para essa finalidade”, concluiu.

 

 

 

Fonte: Assessoria

Related Articles

Deixe um comentário