Home Geral UHE JIRAU promove webinar de pesquisa e desenvolvimento sobre projeto que estudou subestação isolada a gás

UHE JIRAU promove webinar de pesquisa e desenvolvimento sobre projeto que estudou subestação isolada a gás

por Redação

O Webinar do Projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau foi promovido para especialistas, pesquisadores e acadêmicos do Setor Elétrico. Intitulado de “Estudo da Interação Transitória em Alta Frequência entre Transformadores de Potencial Indutivo e o Sistema Elétrico de Potência (VFTO)”, o evento foi aberto ao público e ocorreu por meio de plataforma virtual, para abordagem do estudo que foi desenvolvido pelo Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária de Jirau, e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Durante cerca de quatro horas, foram abordadas várias inovações desenvolvidas na modelagem de Transformadores de Potencial Indutivo (TPI) de subestações isoladas a gás, análises de transientes rápidos na abertura de seccionadoras, bem como análise das respostas na isolação dos TPIs. Também foram apresentadas a metodologia adotada no Projeto, os modelos de alta frequência, a análise de fenômenos como VFTO (Very Fast Transient Overvoltage), energização de linha e métodos originais desenvolvidos de modelagem do equipamento, bem como os resultados e conclusões alcançadas nessa pesquisa.

Gerente do Projeto P&D na UHE Jirau, Diogo Santo

De acordo com o Gerente do Projeto na UHE Jirau, Diogo Santo, o conhecimento obtido com a pesquisa somado a ações do fornecedor e da ESBR para mitigação do risco de VFTO nas chaves seccionadoras, contribuiu para o aumento da confiabilidade e da vida útil dos equipamentos. “Além disso, trouxe ganhos na parte científica com duas teses de doutorado, duas dissertações de mestrado e deixou um legado que poderá ser utilizado em novos empreendimentos de subestações isoladas a gás”, destaca Diogo Santo.

O projeto foi iniciado em novembro de 2017 e concluído em dezembro de 2020 com este webinar, conduzido no dia 23 de novembro por cinco participantes, que apresentaram os resultados do trabalho. O evento completo e demais informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.esbr.com.br/ped.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria/ESBR

Related Articles

Deixe um comentário